quarta-feira, 26 de março de 2008

domingo, 23 de março de 2008

FANZINES OU ZINES!!!


Em meio a era da internet uma cultura sobrevive, são os fanzines impressos. Os fanzines são a arma do underground, páginas de xerox a disposição das palavras e pensamento de qualquer um. Apóie você também essa porra de imprensa independente. Adquira zines, divulgue os endereços de zines, pegue alguns e tire algumas cópias e saia distribuindo a esmo. Esqueça em paradas de ônibus, banheiros públicos e ou bares de bêbados.
Zine é nada menos do que uma publicação independente. É o jeito que todos que têm algo a dizer encontram para tornarem isso de conhecimento de outras pessoas. é como um blog, mas bem mais gostoso - tanto de fazer, quanto de ler.
Resolvi trazer essa cultura para vocês, quem sabe eu não venha a ler vários zines maravilhosos produzidos graças a esse tutorial?


Tutorial - criando um zine

Material necessário: - uma idéia, qualquer uma - folhas de sulfite - canetas/máquina de escrever - cola e tesoura - impressora e um lugar onde tirar cópias ps.: alguns dos materiais são dispensáveis, claro. isso depende bastante de como você vai montar seu zine.

1. Preliminares

1.1. sobre o que meu zine vai falar?
- se você é musico, faça um sobre sua banda; você gosta de escrever contos ou poesia? mostre-os! gosta de cinema? que tal falar sobre os últimos filmes a que assistiu? zines desenhados também são uma boa. tem alguma habilidade que gostaria de ensinar para outras pessoas? então por que não faz um zine com aulas? desenha? faz quadrinhos? há uma imensidão de temas para seu zine. você pode falar sobre tudo, sobre um assunto específico ou sobre o nada. pode fazer comédia, terror, informar ou desinformar. pode mostrar sua arte sem uma única palavra.

1.2. Como meu zine irá se chamar?
- isso depende completamente de você. pode ter a ver com o tema, com seu nome ou com coisa alguma. o importante é que seja algo que tenha algum valor para você.

2. Criando seu zine

2.1. qual será o formato do meu zine? - eu, particularmente, gosto de zines pequenos. meia folha a4 é perfeito (os pocket zines, zines que têm tamanho de 1/4 de folha a4 também têm seu charme), não fica cansativo e cabe bastante coisa.

2.2. Ok, já tenho meu tamanho. e agora? - agora você vai usar seus dotes artísticos (eu sei que você tem!) e abusar da criatividade. na capa, crie um logotipo (que pode ser desenhado a mão ou impresso) com o nome do seu zine. coloque o número da versão, chamadas para os principais textos (se necessário) e enfeites, desenhos, etc. Você pode usar programas de edição de imagem para fazer isso, mas eu acho que faz perder a graça. mesmo assim, tente usar fontes e imagens que dêem a impressão de algo feito a mão. se sua avó tiver uma máquina de escrever, melhor ainda! aprenda a usá-la (perto do computador - Que você usa bem - é fichinha) e escreva em seu zine com ela (com muita atenção para não errar - delete e backspace não existem lá :P). Imprima fotos, desenhos... faça recortes e colagens. este espaço é inteiramente seu, e deve ter a sua cara. As edições podem ser periódicas, únicas ou feitas apenas quando lhe der vontade.

2.3. Estou cheio de folhas e canetas ao meu redor, meu zine está saindo, mas... você tem alguma dica para me dar? - Claro! primeiro de tudo: tudo preto e branco! imagens coloridas encarecem seu zine, e se você colocar uma imagem colorida e resolver imprimir em preto e branco irá ter um resultado bem desagradável. Fale tudo o que tem a falar, sem pudores ou vergonhas. o mesmo vale para ilustrações. quem for ler estará esperando por sentimentos, por conhecer o autor beeem ao fundo. Siga suas vontades, se achar que algo deve estar lá, coloque e pronto. Não pense no que os outros vão pensar. Eles irão gostar tanto quanto você for verdadeiro. Na última página ou na contra-capa, coloque seu contato - nome, e-mail e o endereço virtual do seu zine. É interessante criar um espaço on-line para divulgar o zine e manter seus leitores informados. Coisa simples: a capa da última edição, uma descrição e a forma de conseguir o zine.

3. Zine pronto... e aí?


3.1. Quantas cópias devo fazer? - depende de quanto você tem para investir e de onde vai oferecer sua obra. vai a uma feira? vender para os colegas da escola ou faculdade? Leve tudo isso em conta e sempre tenha algumas cópias a mais do que o previsto. Se for vender na internet, não precisa se preocupar com isso: vá imprimindo conforme forem chegando pedidos.

3.2. Por quanto devo vender?
- calcule quanto custou para tirar as cópias mais o preço de envelope + selo. cuide de sempre colocar valores inteiros, assim fica fácil para seus leitores fazerem o depósito (não podem-se colocar moedas dentro do envelope do depósito). Se ainda não tiver, crie uma conta em um banco conhecido, é rápido e facilita bastante.

3.3. E as trocas de zines?
- você manda seu zine para um zineiro, ele manda o dele para você e é isso. Ninguém cobra ou paga nada, o máximo que vocês podem fazer é trocar dois ou mais zines de valor menor por um mais caro.

É isso aí, agora faça o seu!

sábado, 22 de março de 2008

CENA PESADA! O UNDERGROUND CRISTÃO DO TO

O Rock Pesado em favor da Fé

Figurando entre as bandas mais pesadas do Tocantins estão com certeza, ANOREXIA, CRITICOS LOUCOS, TEFILAH, as três de Palmas, CLAMOR e CORDEIRO SACRIFICADO, ambas de Araguaína. Em comum a postura cristã, o som pesado, que às vezes parece hostil para ouvidos leigos.

Criticos Loucos, Anorexia e Tefilah estão em plena atividade sendo que as duas primeiras acabam de gravar cd independente. Já as de Araguaina, uma delas é velha conhecida dos palcos de Palmas, a banda Clamor. Theraws e Cia fazem um Trash Metal 80'tista fudido de bom.

O respeito adquirido por todas essas bandas, devido a sua ideologia, não as segregou, pelo contrario, elas fazem parte da cena palmense efetivamente como algumas das principais bandas do TO. Clamor foi uma das atrações do 5º Tendencies Rock Festival e Anorexia e Criticos Loucos são atrações confirmadas na 1ª noite da 4ª edição do PMW.


É isso, cai matando no Myspace, encontre os releases e conheça o som dos caras!

NAUSEARRÉIA RECOMENDA!!

BANDA CACHORRO GRANDE NO 4º PMW


Aê rapaziada que acompanha o NAUSEARRÉIA!

Como dito na legenda do cartaz, o rock prossegue na capital. Dessa vez no 4º PMW Rock Festival, o festival mais alternativo do TO.

Esse ano Gustavo, Andre e Cia trazem uma programação fudida com atrações inimaginaveis como Cachorro Grande e Moveis Coloniais de Acaju entre outras.

Conheça melhor Head Linner da segunda noite da rockada.

"A Cachorro Grande é tipo aquelas bandas de rock que parecem ter saído de um túnel-do-tempo. Tempo onde amigos de verdade se encontravam, escutavam os mesmos vinís, montavam uma banda, conseguiam seu primeiro show e só tocavam suas músicas prediletas - suas referências - bandas que eles considerassem "bandas cachorro grande".
Esta é a história desta legítima banda de rock formada em meados de 99, onde a música e a atitude se misturam com a personalidade de todos os seus integrantes - Beto Bruno (vocal), Marcelo Gross (guitarra), Jerônimo Bocudo (baixo) e Gabriel Azambuja (bateria) - sofrem influência direta de bandas como Beatles, Rolling Stones, Kinks, The Who, Small Faces e todos os outros venenos sixties. E com toda esta carga de inspiração e energia pura - fazem a diferença. (Bio por Jonas P. Cabral Netto site Whiplash.net)

Então.. Palmas espera anciosa por essa grande atração!


Confira a programação do 4º PMW Rock Festival


02.05 (sexta)

00:15 - Moveis Coloniais de Acaju (DF) 23:30 - Actemia (GO) 22:45 - Jolly Joker (PA) 22:00 - Criticos Loucos (TO) 21:15 - Boddah Diciro (TO) 20:30 - Branco ou Tinto (MT) 19:45 - Anorexia (TO)

03.05 (sábado)

00:15 - Cachorro Grande (RS)
23:30 - Lafusa (DF) 22:45 - Pleiades (MG) 22:00 - Mestre Kuca (TO) 21:15 - Mugo (GO) 20:30 - Mata-burro (TO) 19:45 - Somos (SP) 19:00 - Val Hala (TO).

www.pmwrockfestival.com.br

terça-feira, 18 de março de 2008

ENTREVISTA COM CLEMENTE (PLEBE RUDE/INOCENTES)


O Nome? Simplesmente Plebe Rude. Banda formada nos anos 80 por Philippe Seabra, Gutje, André X e Jander Bilaphra. Em Brasília, fizeram parte da turma da Colina, integrada por outras bandas como Paralamas do Sucesso e Aborto Elétrico (que posteriormente deu origem Capital Inicial e Legião Urbana).
Em entrevista ao Nausearréia, Clemente, guitarra e vocal da Plebe e também do Inocentes, conversa um pouco com a gente e deixa um recado para rapaziada do TO, depois de ter tocado no 5 Tendencies Rock Festival.

Nusearréia- Clemente, valeu aceitar a entrevista. Você já é quase de casa aqui no Tocantins. O que você achou de voltar a Palmas e dessa vez com a Plebe Rude?

Clemente- Achei demais, pois o fato de eu voltar agora com a Plebe Rude, quer dizer que o festival continua, e se ele continua, quer dizer que a cena está crescendo, que as bandas locais tem um festival bacana todo ano e isso é super positivo.

Nausearréia- Fale um pouco pra nós de como você entrou na Plebe e como foi o começo?

Clemente- O Philippe me convidou depois de um tributo ao Clash que fizemos aqui no Kazebre em São Paulo, entrei no final de 2004, o primeiro show fiz sem nenhum ensaio, gravei o "R ao Contrário" e estou aí até hoje. Sempre gostei da Plebe e fui amigo deles, desde 1983.

Nausearréia- O publico adorou o show de vocês. O que vocês acharam do show e do publico no 5 Tendencies?

Clemente- Achamos demais, foi duro entrar as 3:30 da madruga, mas ver que ainda havia gente pra nos ver, foi animador e sabemos que foi por causa dos bombeiros que demoraram pra liberar o palco. É claro que já estávamos cansados e sabemos que podemos fazer melhor, mas demos tudo que podíamos naquele momento, então foi 100%.

Nausearréia- Então Clemente, em agosto você volta ao Tocantins na 5 edição do Agosto de Rock em Miracema, dessa vez com o Inocentes. Quais as expectativas?

Clemente- São as melhores, como você disse já sou da casa hahahahahahahaha! Dessa vez vou fazer uma palestra com as bandas o que vai ser bom para poder conhecer melhor a rapaziada daí, e saber que a rapaziada gostou do show a ponto da gente voltar agora pra tocar no interior é gratificante.

Nausearréia- E musica, você tem algo pra indicar aos leitores pra ouvir?

Clemente- Poxa tem um monte de coisa, estou produzindo o álbum de uma banda nova chamada Reversa que é muito boa, tem o Madame Saatan de Belém, Los Álamos da argentina, Bazar Pamplona de São Paulo, agora o lance é cair de cabeça no My Space e pesquisar o som de todas essas bandas. Ah! Tem o hype momentâneo que por incrivel que pareça é bom, Vampire Weekend.

Nausearréia- Deixe um recado pro publico tocantinense.

Clemente- Continuem assim, incentivem e participem a cena só existe por causa de vocês.

Bandas! Não desistam a caminhada é dura,mas a qualidade prevalecerá, por isso não entre na modinha e faça seu som.

Nausearreia- Clemente, obrigado em nome do Nausearréia pela entrevista e saiba que você é sempre bem-vindo por aqui velho.

Clemente - Poxa eu é que tenho que agradecer ao convite, e é bom saber que uma cidade tão nova, já tem tanta gente disposta a batalhar pela arte e pela música de qualidade. Espero voltar sempre que der pois é sempre bom conhecer gente assim. Que as bandas continuem assim pois a qualidade sempre vence.

domingo, 16 de março de 2008

FOI DO CARALHO!! (PARTE II)



"Sensacional... sensacional... sensacional!!"

Os gritos ainda eram ouvidos no segundo dia do 5 TENDENCIES ROCK FESTIVAL.
A musica? Rock!!
Os estilos? Não interessa, simplesmente era a noite do Rock em Palmas-TO.

O dia 15 de março de 2008 será sempre lembrado como o dia em que o Velhas Virgens tocou em Palmas. Ou como o dia em que André Porkão -organizador- superou mais uma vez os festivais passados (como sempre faz).
As bandas de casa e as de fora fizeram a noite de Palmas ecoar rock madrugada a fora.
A noite começou timida, o publico ainda chegava quando Clamor (de Araguaína-TO), mandou seu Thrash Metal fudido e pesado gritando e louvando, sensacional. Logo depois, modestia parte, Mata-Burro mandou seu Hardcore não menos fudido e não menos pesado com seu novo repertório, foi também do caralho. Boddah Diciro mostrou porque vem sendo considerada a melhor banda do estado com seu hipnotizante grunge.
Chegou o momento das bandas de fora começarem a destilar todo seu veneno. Bang Bang Babies (GO) mandou seu Rock'n'Roll com jaquetas de couro e tudo enquanto Motherfish (GO) se preparava pra mandar seu Rock Alternativo do mau. Marlos e Cia fuderam com o etinerário. Do caralho. Sick Sick Sinners (PR) trouxeram a Palmas pela primeira vez o que era Punkabilly. A roda foi toda para eles na noite. Pecadores (SP) fizeram o Porkão chorar de emoção enquantos alguns desaprovaram e sairam do recinto ao ouvir seu Vudoo Industrial fudido de bom. Harllequin (DF) subiram no palco e mandaram seu Heavy Metal tradicional com caras e bocas além do bom som, feio só foi o discurso ao final, mas isso não importa, VELHAS VIRGENS se preparavam para tocar.
A madrugada já estava pela metade quando começou a porrada de Paulão e Cia, o público foi ao delirio ao ouvir a lendária banda considerada a maior banda independente do Brasil. E ao final, os gritos de "bota pra fuder" chamaram-na devolta para um biz.

Foi uma noite pra ficar marcada na história do Rock de Palmas, uma noite que eu particularmente nunca vou esquecer, uma noite para os anais do rock, a noite do rock no ano de 2008.

Realmente, como todos esperavam FOI DO CARALHO!!!

Parabéns toda produção de André Porkão e Cia por mais essa realização, parabéns também às bandas do Tocantins e todas as bandas de fora que colaboraram com esse evento fudido, todos que trabalharam no palco, nas barracas, na segurança, na bilheteria, na faxina, enfim, parabéns ao público palmense que compareceu e fez a festa.

E quem não foi, vocês já sabem... vão se fud...

sábado, 15 de março de 2008

FOI DO CARALHO!! (PARTE I)


"Foi do caralho".. a frase repetida pela maioria ao final da primeira noite do 5 Tendencies Rock Festival (14/03/08), já resume tudo que eu fosse tentar postar aqui com os clichês frufru de escritor de resenha.
Da barraca onde André Porkão (organizador do evento) estava se ouvia repetidamente "Sensacional... Sensacional... Sensacional"
A verdade é que nos surpreendemos com uma puta noite cheia de rock'n'roll até as 4:30 da madruga sem nego nenhum arredar o pé.

A primeira banda a se apresentar foi a banda local Vertical (hardcore emocore), empolgados os garotos de palmas deram tudo que podiam pro público presente. Depois o pop rock de Mestre Kuca, também local com, suas interpretações. Então veio a vez do Reggae com La Cecília, também local, mas essa é velha conhecida do público que mais uma vez demonstrou a reciprocidade pelo trabalho dos maluco.
As atrações de fora eram o mais esperado. O que viria? No palco, a primeira banda a aparecer e explodir um puta rock fudido foi Johnny Suxxx and the Fucking Boys (GO)... sem perder a deixa, "foi do caralho". Dead Smurfs (MG) fizeram o que a galera do HardCore foram pra ver e fazer, escutar pancadaria e fazer uma roda sangrenta, foi uma apresentação memoravel dos maluco de minas, surpreendeu a todos. Intrusos (PE) e Lesto (DF) não puderam vir. Crazy Legs, já é uma velha conhecida do publico palmense e não desapontaram quem foi só para vê-los, porra assistir um show de rockabilly não é pra todo dia, outra grande apresentação.
Mas o mais esperado estava por vir, o grande show da Plebe Rude... essa sim FOI DO CARALHO! Um forte e lindo espirito de nostaugia invadiu a galera presente nos fazendo lembrar os grandes tempos da antiga cena de Brasilia, quando todas as bandas boas eram de lá. André, Txotxa, Clemente e Philippe Seabra fizeram aquilo que a galera esperava. Inusitada a cena de Johnny Suxxx pelado no palco enquanto a Plebe tocava, pra acabar de fuder a noite. Realmente algo pra Palmas-TO se orgulhar, mais uma missão cumprida, mais uma realização. Eu fui. Quem não foi perdeu, e se fud...

Bom, hoje, dia 15/03, tem Clamor, Mata-Burro, Boddah Diciro, Bang Bang Babies, Motherfish, Sick Sick Sinner, Pecadores, Harllequin e Velhas Virgens....

Na proxima eu conto como foi.
Acho que vai ser do caralho também!!!

domingo, 9 de março de 2008

ESPAÇO ABERTO



Bandas de Palmas e de todo estado do Tocantins, mandem seu material pra que a gente possa publicar as resenhas sobre o Underground tocantinense.

A proposta é divulgar as bandas, os eventos e o que anda acontecendo em todo universo roqueiro o estado. Colaborem enviando o material necessário como releases, fotos, news letter, cartazes dos eventos que estão nas suas agendas. Nós teremos muito orgulho em publicar e colaborar com a cena.

Valeu, Paz e Rock!!

Equipe Nausearréia

sábado, 8 de março de 2008

BIZARRICE... RIDICULO PARA QUEM??




"Totalmente emaconhados os jovens gritavam: "Maiden, Maiden" e comemoravam a aquisição do ingresso para o culto ao tinhoso! Página 666"




Bom, dando um rolê pela internet encontramos algo que antes de tudo nos fez rir pra caralho. Mas nos põe a refletir que ao tentarmos expor alguem ao ridiculo, automaticamente nos expomos ao ridiculo, é exatamente o que aconteceu com esse jornal quando publicaram essa matéria.
A matéria publicada no dia 11 de dezembro de 2007 já se tornou a campeã de acessos hoje internet a fora não como publicação jornalistica, mas como bizarrice extrema.
O mais bizarro das bizarrices é a foto do Steve Harris segurando um retrato do safado bispo macedo (em caixa baixa mesmo).
Nos sentimos na obrigação de publicar no Nausearréia para não deixar que passe desapersebido a incultura e a falta de respeito ao semelhante, fora o oportunismo. E pra vocês rirem como nós também, porque não?
Ontem mesmo ao sair para panfletar um material promocional do 5 Tendencies Rock Festival, ao olhar para o chão vi uma nota de 10 mango, lógico, pisei em cima e peguei. Ao ver minuciosamente era uma propaganda da igreja no verso de uma nota de 10 mango impressa. Apelação?

Bom, nada contra quem é religioso, mas o retrocesso não é só aparente como é explicitamente bizarro.

bla bla bla chega de texto e fiquem na paz!

por: Remorróida

quarta-feira, 5 de março de 2008

Novo Brutal Zine do Tocantins




Seguindo uma nova realidade que se espalha pelo Brasil com a formação de Coletivos voltados ao underground roqueiro, nasce a idéia do NAUSEARRÉIA. O novo portal voltado ao underground tocantinense.

Apartir de hoje, nesse blog você encontrará resenhas, releases, publicações de materiais, downloads, videos, flyzines, festivais e manifestações do meio.

Já na proxima publicação, uma super resenha sobre a cena palmense e sobre as bandas que estão na luta para o rock não morrer em todo estado do Tocantins!!


Obrigado!!



Equipe Nausearréia
(Ithalo/Remo)