domingo, 18 de janeiro de 2009

O surgimento de novas bandas e a volta aos palcos de bandas clássicas - Retrospectiva Parte Dois

A ascensão dos Críticos Loucos, Boddah Diciro e Mata-Burro através de profissionalismo e articulação motivou o surgimento de novas bandas como Engenho Novo e Meros Berros, e o retorno às atividades de bandas já clássicas na capital como A Baba de Mumm-Ra, Meu Xampu Fede e um retorno de impacto do Albion. E é esse o tema da segunda parte da retrospectiva 2008.

O Albion é a banda inglesa de Palmas. Os integrantes sempre manifestaram essa influência, seja no modo de se vestir ou nos covers que tocam nos shows como Hysteria (Muse) e Helter Skelter (Beatles). A banda tem seu público fiel e realizou em outubro a temática London Fest, onde distribuíram gratuitamente um cd-r com quatro faixas demo. No entanto, o Albion é um caso especial aqui nesta matéria. Eles não foram revelados necessariamente em 2008, e apesar de não terem feito shows nos primeiros meses do ano, a banda ainda estava em atividade, destoando da forma como outras bandas retornaram aos palcos. O que aconteceu foi que a banda passou alguns meses somente ensaiando, e iniciaram a parceria com o produtor Melck Aquino. O resultado desse processo foi a evidente evolução musical da banda (que me lembrou de leve a lenda de Robert Johnson hehehe), shows em Brasília, exposição na mídia tocantinense e o projeto de gravação do cd “All Be One”, que ainda não rolou por conta de dois fatores: a identidade da banda, que não se permitiu trabalhar com o produtor paulista Heraldo Paarmann (ex-guitarrista do Ultraje a Rigor) por conta de influências incompatíveis; e também a falta de grana para concluir as gravações por conta própria. A banda ainda peca por possuir um repertório mais forte nos covers do que nas músicas autorais. No entanto, o vocalista Pablo Bruno parece ter consciência dessa barreira, e promete novos objetivos para 2009. “Vamos nos centrar mais em nós mesmo e na produção desse futuro CD. Como dizem, a pressa é inimiga da perfeição”.

Para a alegria de muitos e a tristeza de outros tantos, A Baba de Mumm Ra voltou de vez a ativa! O André Porkão já manifestava seu interesse de se manter a frente de uma banda novamente há certo tempo, visto alguns projetos que não deram certo como a SLSC (Satanás Lasca Seu Cu), com dois baixistas e nenhuma guitarra. Em junho ele reformulou a Baba e escolheu a dedo os seus amigos de banda, tanto que foi buscar em Araguaína o guitarrista Marcão (ex-Clamor), ainda convidou o Ithalo/Kid Kodó (vocal Mata-Burro) pra ser o cara que toca baixo e manteve DaniHell na bateria. O show que marcou a volta da banda foi histórico! Aconteceu no Junta Tribo, em Rio Sono, e você pode ler a resenha aqui. Desde então, a banda chocou pessoas no Empolgai, gravou o CD/DVD ao vivo no show de abertura pro Rockfellas (projeto do inglês Paul Dianno + Jean Dollabela Sepultura + Marcão CBJR + Canisso Raimundos) durante o TO.M.E. e aterrorizaram no festival Vaca Amarela, em Goiânia. 

Duas bandas punk/hardcore dos tempos de Zoe e Rackams que voltaram a fazer shows foram as cristãs Corell e Meu Xampu Fede. Hugão chegou a substituir Remo nos vocais do Mata-Burro por dois ou três shows antes de retomar o projeto de sua antiga banda, que pra quem não sabe foi a banda que deu origem aos Críticos Loucos. O Corell gravou cinco faixas que foram lançadas na internet e fez alguns shows, mas ainda está em reformulação. Posso adiantar que o Thiago Play deve fazer alguns shows nas baquetas da banda esse ano. Por outro lado, em novembro, o Meu Xampu Fede também voltou totalmente reformulado, mantendo somente o vocalista Magoo da formação original, mas sua volta durou apenas dois shows. Pelo que vi, a nova formação era possivelmente a melhor de todas, mas por problemas pessoais o guitarrista decidiu sair e desde então a banda está parada de novo. Faz falta pra quem aprecia punk rock nacional clássico.

Outra volta importante foi a da banda Vento Azul, que segundo fontes, em 1999 contou com patrocínio da Investco no valor de R$ 50 mil e gravou cd no Rio de Janeiro com o produtor do Legião Urbana. E após quase dez anos, Adriano Hermano também voltou com a banda reformulada. Para quem estiver afim de conferir essa clássica banda do estado, dia 24 de janeiro eles participarão da seletiva para o 6° Tendencies Rock Festival. A principal influência é o country folk, com direito a gaita e tudo. 

A banda que foi a maior surpresa em 2008 é o Engenho Novo, que mistura influências da MPB com rock, e irreverência com canções românticas. Formada em julho pelos músicos Di (vocais), Alex (baixo), Guido (guitarra) e Mário (bateria), o grande destaque da banda se deve à seriedade com que eles trataram seu trabalho desde o início. Como dois integrantes são estudantes de comunicação, eles souberam utilizar artifícios necessários a qualquer banda séria do séc XXI. Com isso a banda movimentou sua comunidade no orkut com quase 500 membros, criou um blog para estreitar o contato com os fãs, divulgou vídeos voz e violão no youtube, gravou três músicas demo que estão disponíveis para download, e também espalhou releases informativos para vários veículos de comunicação, além de terem sido vencedores no Festival da Canção de Gurupi com os prêmios de melhor música, melhor arranjo e melhor intérprete com a música ‘Amuleto’. Se isso parece pouco, talvez justifique o show de estréia ter lotado o Tendencies com quase 600 pessoas no festival Empolgai, realizado em outubro. O Engenho Novo não é adepto da regra de aceitar todo e qualquer  convite pra tocar, pois gosta de estar envolvido em seus projetos, e sempre tem seus próximos passos friamente calculados para não perder o controle da situação.

Atualmente, a banda está finalizando a produção de seu primeiro videoclipe (que falarei disso mais pra frente), e tem convites para tocar no Grito Rock em Goiânia e Cuiabá durante o carnaval. É, parece que 2008 foi só pra plantar a semente. 

As cidades vizinhas da capital também fizeram muito barulho no último ano. Em Miracema, o adorado Cássio, que produz o festival Agosto de Rock e a mostra de filmes Miragem voltou a compor uma banda com seus amigos das antigas. O Meros Berros é uma banda formada por veteranos do rock que possuem diplomas universitários, e ainda possuem a inquietação de jovens inconformados. Nesse ano eles devem crescer muito mais na cena local, e muita gente aposta neles.

Em Paraíso, o Poetas do Caos (ex-Oficina Geral) veio comendo pelas beiradas e na posição de coadjuvante acabou se destacando em acontecimentos já relatados nessa retrospectiva que marcaram outras bandas. Eles tocaram no show de abertura do Edson & Hudson diante de 8 mil pessoas junto com o Mata-Burro, e também tocaram no Empolgai, junto ao Engenho Novo e a Baba de Mumm Ra. Após a saída de dois integrantes, o que mais chama atenção na banda ainda está lá: a poesia de Cláudio Macagi com os riffs roqueiros de Fernando Cachorrão. 

Também merecem confiança para que seja desempenhado um bom trabalho em 2009 as bandas:

Piratas à Trio de Gurupi, com influências de Guns. Metallica e Motorhead.

Cranium Bash à Banda formada por garotos com som pesado a la Sepultura.

Mucosa Anal à Trio de grindcore de Araguaína.

Anorexia à Pelo passado construído, mesmo reformulada a banda deve se destacar.

Com essa coleção de informações sobre bandas que surgiram ou voltaram a ativa no ano passado, espero que o leitor esteja bem orientado sobre as atividades que marcaram o ano para essas bandas. A terceira e última parte da nossa retrospectiva apontará quais foram os principais festivais e shows de 2008.

Por Daniel Bauducco

sábado, 10 de janeiro de 2009

Bandas que aconteceram em 2008 - Retrospectiva Parte Um

É impossível não constatar que 2008 foi o melhor ano do rock no Tocantins até então. E pra quem ta por fora ou não se recorda, o NAUSEARRÉIA vai relembrar em três partes aqui no blog quais foram os principais destaques do último ano que nos levaram a esperar muito mais do ano de 2009. 

Na capital, duas bandas se destacaram das demais pelo profissionalismo com que trataram a música: Críticos Loucos e Boddah Diciro. O Críticos Loucos lançou o bem produzido primeiro cd intitulado “Coisas do Além”, que você pode ler a resenha aqui, e também lançou o clipe da música “Carta aos 26” produzido por Caio Brettas da produtora de caracterísiticas ligadas ao underground Trade Rock. O Boddah teve seu projeto contemplado no edital Palmas pra Cultura, e foi ao estúdio Rock Lab em Goiânia para a gravação do também primeiro álbum oficial que será lançado em 2009 e se chamará “Strange”, passando por todas as fases da banda. O Críticos fez alguns dos melhores shows do estado (Junta Tribo em Rio Sono, Plugado em Palmas) e a Boddah representou o Tocantins em outros estados em 16 oportunidades (São Paulo, Goiás, Ceará e Acre). Nenhuma outra banda representou tanto o Tocantins lá fora como a Boddah Diciro. Rendeu até matéria no Portal Fora do Eixo

Outra banda que se destacou muito em 2008 foi o Mata-Burro, que em um ano cresceu mais do que qualquer outra banda no estado. Na divulgação da demo “Calango Sobrevivente”, fizeram mais shows do que qualquer outra banda, e chegaram a abrir o show pra dupla Edson & Hudson diante de 8 mil pessoas. Além de parcerias que renderam shows em Cuiabá, Goiânia e Brasília. Mas como tudo aconteceu muito rápido pra banda, eles poderiam perder o controle da situação a qualquer momento pela falta de tempo para assimilar as transformações que a estrada trouxe. Com isso, houve seguidas mudanças na formação e na sonoridade, e em novembro a banda achou melhor se trancar para ensaiar bem a nova formação para voltar em 2009 com força total. A banda já tem planejada uma viagem à Brasília dia 21 de fevereiro para a gravação de seu primeiro cd. O trabalho será composto por 12 ou 14 faixas e com produção de Djalma Phu (Macakongs) e Frango Kaos (Galinha Preta), além de participações especiais.

Ao norte do estado, o Territorial também gravou seu cd oficial, mas por falta de grana ainda não conseguiram lançar em versão física (somente mp3 aqui). Enquanto isso, a banda tem organizado eventos na cidade de Araguaína e feito parcerias com bandas de outras cidades para conseguir tocar fora. E na minha opinião, a banda tem sido prejudicada por não ser da capital. O show da banda é bom, a banda é boa e as músicas também, mas os produtores de fora parecem ainda não terem descoberto uma das melhores bandas do estado. 

No sul do estado, Gurupi revelou em 2008 a banda que faz um dos melhores shows de hardcore do Tocantins: o Nose Blend. Formada só por gente boa: Reuel (guitar), Thiago (baixo), Bruno (batera) e Ívano nos vocais. Desde o início do ano, a banda só cresceu e cresceu, até levar o primeiro tombo recentemente. Os moleques vieram tocar em Palmas e Araguaína através da amizade com o pessoal do Mata-Burro, ganharam públicos nestas cidades, participaram do 5° Agosto de Rock em Miracema e conquistaram o terceiro lugar (e consequentemente a premiação de R$ 1 mil) no Festival da Canção de Gurupi com a música “Confissão”. O baixista Thiago criou o blog TO no underground, que busca fazer intercâmbio da cena gurupiense com o pessoal que é de fora, e lançou o festival que seguiu a proposta do blog e foi bem sucedido. No entanto, no mês de dezembro, o carismático Ívano saiu da banda sem muitas explicações e Reuel assumiu os vocais, limitando a comentada presença de palco da banda. Mas a banda ta ensaiando pra mostrar a nova cara em 2009! 

Na segunda parte de nossa retrospectiva vamos relembrar quais as bandas que foram revelação no rock tocantinense em 2008 e são promessa para 2009, além da volta aos palcos de bandas clássicas. 

Por Daniel Bauducco

VAI DAR O CUlto!

CHUPABALAHALLS
CHUPABALAHALLS
CHUPABALAHALLS

Sim senhor...
Hoje vou falar do que todo mundo tolera na nossa capitalzinha dos pequenos grupos, dos senhores da opinião e dos demagogicos falsos moralistas. Nossos amigos religiosos.

Mas peraí, eu de certa forma também sou religioso, todos os dias religiosamente faço minha presse sanitária diária, como minhas porcarias religiosamente. E todos os dias, sem faltar nenhum, rogo a alguma entidade maior misericordia porque o trem tá dificil, a coisa tá preta, a grana tá curta, etc.

"Ah mas esse aí ta mandando pau em todo mundo, ta parecendo até aquele cara do outro blog"..

Que nada meu, eu to falando de uma coisa engraçada e que encomoda todo mundo, mente quem não admite (talvez por medo de morrer e ir pro forninho do 'Tio Lu').

Me diz que nunca viu um cidadão religioso enchendo a muringa em Palmas. Pior ainda, me diz quem não é amigo de alguem que passa por isso?
Bom, existem algumas justificativas que perduram no meio das discussões que hummm me dá dor de barriga mas tenho que engolir né, fazer o que. Um bom exemplo é "Estou lutando contra isso, com fé em Deus eu vou vencer", ou "É um demonio que me persegue e a carne do homem é fraca", tem aqueles mais mais mais.. aqueles que demonstram descaradamente aquela filosofia do "Façam o que eu falo, não façam o que eu faço, em nome de Deus", também tem aqueles que se glorificam dizendo "Eu já venci uma vez, posso vencer outra" e aqueles que são egoistas "Só devo satisfação a Deus", parece até que vai ter a chance de prosear com a Chefia. Espera aí, isso tudo é desculpa pra 'carcar o álcool', num é não??

É uma pena que os homens decidem se tornar crentes pra mudar de vida ou somente pra se sociabilizar, entrozar com a galerinha porque é a febre do momento, ou mesmo porque o idolo é cristão. Só o que tem é neguim colando chiclete na cruz.

Hahaha.. nosso bloguinho de merda me inspira tanto a falar de coisas assim que se identificam tanto conosco. Eu particularmente sou impessoal, mas tenho até bons amigos, colegas, até desafetos que respeito muito que possuem essa personalidade monstruosamente religiosa. Mas quando eu to sozinho no meu cantinho, eu solto o fóle e dano a rir dessas e de outras, inclusive dos meus proprios problemas, gafes, defeitos, cagadas.. Porque não??

TAMBÉM SOU FILHO DE DEUS!!!

Por: Remo


sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

CONTEÚDO (A procura da analogia perfeita!)


Por: Remo, é craro!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Cum On, Feel The Tocantinoise (Curiosidades)

Eis que no meio de tanta música pasteurizada e industrializada surge um Messias da música de vanguarda: Sebastião Estiva. Indo contra a maré mercadológica de refrões fáceis e apelativos, este exímio músico multinstrumentista é um mistério. Pouco se sabe sobre o compositor, que prefere se manter avesso as grandes badalações, deixando apenas com que sua música fale por si mesma. Pode-se dizer que Sebastião Estiva é um músico alternativo popular vanguardista/dadaísta de extrema esquerda conservadora que faz o mais puro redbenze com influências regionais.
Após adquirir experiência e status contribuindo com vários músicos marginais pelo Brasil afora, Estiva anunciou seu ambicioso projeto conceitual: lançar um disco para cada estado brasileiro, citando as origens, costumes e lendas de cada região. O primeiro desta grande série é "Cum On! Feel The Tocantinoise!", inteiramente dedicado ao estado de Tocantins, e foi gravado através de um gravador pessoal de 4 canais. Poucos meses depois, Estiva já lançou os discos "The massACRE" e "Sebastião Estiva Ama Zonas", além do EP infantil "7 Galinhas". Após um período de reclusão para tratar-se de uma tuberculose, Estiva finalmente lança em agosto de 2007 o disco "Meu Paranã: Verdades, Mitos & Falácias".
O processo de gravação de Estiva consiste apenas em gravar a composição, quase que instantaneamente da maneira que foi tocada. Sendo assim, Sebastião passa o dia bebendo e assistindo TV, com um gravador e seu violão ao lado do sofá. Assim que sente um lampejo de inspiração, Estiva grava a composição de maneira rústica, para depois decidir se adiciona mais elementos à idéia inicial ou se prevalecerá o primeiro take. "o primeiro take é geralmente o melhor a ser escolhido, pois é sempre o mais espontâneo", diz o compositor. Desta maneira, Estiva conseguiu finalizar "Cum On! Feel the Tocantinoise" em apenas um dia. "Não entendo esses outros artistas que demoram semanas, até meses para finalizar um disco. Prefiro seguir na espontaniedade; é apenas o modo como enxergo a arte de maneira fiel", conclui.
Aposta inicial do selo P-ME Records, "Cum On! Feel the Tocantinoise" teve lançamento em fevereiro de 2006. O primeiro single é "It's a Long Way If You Wanna Get to Tocantins", que já ganhou um videoclip dirigido pelo renomado diretor Takk Cardia.


Comunidade no orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8260164

Discografia:

Sebastião Estiva iniciou seu inovador projeto de gravar um disco para cada estado brasileiro da forma mais rústica e natural possível, em um ou dois dias de sessões, geralmente em seu gravador portátil. Ele usa apenas conhecimentos adquiridos em suas andanças pelo país.
Sua discografia consiste, até agora, nos discos "Tocantinoise", "The massACRE" e "Sebastião Estiva Ama Zonas". Um EP entitulado "7 Galinhas" foi lançado logo após o final da Copa do Mundo de 2006. Após uma mini-turnê extremamente bem-sucedida por São Paulo e Rio de Janeiro, Estiva lançou seu novo disco "Meu Paranã: Verdades, Mitos e Falácias", mais uma pérola fundamental da música contemporânea.


Onde Ouvir

Ouça Sebastião Estiva em sua página no Trama Virtual ou no MySpace do Estiva

Videografia

Sebastião Estiva tem, até o momento, três videos promocionais produzidos. "It's a Longway If You Wanna Get To Tocantins", dirigido por Takk Cardia e retirado do seu disco de estréia "Tocantinoise". Mau Menino e Vamo Fazê Fogueira foram dirigidos pelo sensacional Hakaima Sadamitsu e já estão concorrendo a prêmios no Japão. Ambos os clipes foram retirados do disco "Sebastião Estiva Ama Zonas".

Deus

Muitos acreditam que Sebastião Estiva é Deus. Ele nunca negou nem concordou com esta afirmação.

Curiosidades

- Sebastião Estiva é um artista tão misterioso que poucos viram sua cara, quase ninguém conhece sua história e só Deus sabe onde ele nasceu (esta afirmação talvez seja uma redundancia).
-
Evo Morales, ouviu os relatos do mestre Sebastião Estiva sobre a guerra entre a Bolívia e o Brasil pelo Acre e ficou um tanto zangado. Podemos dizer que o incidente com a Petrobrás começou aí.
- Sebastião Estiva nunca fez um show em carreira solo, acreditem. Mas negociações já estão em andamento para ele estrear em grande estilo, talvez um grande festival.
- Sebastião Estiva tem lançado todos os seus discos pela
Trama Virtual porque, apesar de várias propostas, foi a única que lhe deu total liberdade para trabalhar, além de serem adeptas do Creative Commons.

Postado por Remo

sábado, 3 de janeiro de 2009

1001 Receitas de Miojo

Miojô Preguiçosô

Salut!

Eu sou o Chef Miojo e peço desculpás porr meu sotaque francê. Hoje nós vamos aprenderr um receita de miojo bem fácill, o miojo preguiçosô. Este receita é muito bom parra os amantes do miojo, que são quase semprê uns durôs e vagabundôs, parce que não dá trabalhô nenhum e custa bem poucô, quase nadá.

Ingrédients:

*1 pacote de Miojo de sua preferência
* As mãos

Preparo:

1- Pegue o saco de Miojo entre os mãos e quebre todo o massa do Miojo. Quanto mais pancada derr, melhorr, mas cuidado parra não transformarr o conteudô do pacotê em farinhá.
2- Agorra que o Miojo está espancadô, abrra o pacotê e retire o pacotinhô de temperô. Despeje o temperô sobre a massa cruá de Miojo espancadá.
3- Prontô! Voilá! É só comerr, saboreandô esta iguariá dos deuses.

Variations: Você pode substituir o temperô do Miojo porr outro de sua escolhá, como catchup, mostarde djon, ou ajinomotô.

Au beintôt.
http://1001receitasdemiojo.blogspot.com/

SERVIÇO BEM FEITO

Olá, tudo bom, tudo bem, como vai a familia, e sua mãe como tá, e o emprego continua aquela maravilha, que beleza heim.

É dessa forma gentil que reassumo nosso bloguinho de merda novamente pro delirio das nausearreiétes e nossos punheteiros de plantão.

Bom como primeira postagem do nosso maravilhoso ano de 2009 não poderia deixar de falar do nosso assunto preferido, merda.

Como assim?? Pois é, odiamos admitir mas respiramos, vestimos, assistimos, compramos, vendemos, reutilizamos, bebemos, encontramos, almejamos, e comemos toooodo dia um pratão lindo de merda, não é?

Então como não citar em nossa vidinha de merda a nossa inspiração maior, nossa razão de estarmos vivos...

Bom, nesses ultimos meses após termos iniciado essa febre emocore de blogs em Palmas-TO, muitos senhores da razão apareceram para nos presentear com um grande pratão de merda. E nós como o primeiro bloguinho de merda, nos sentimos muito ofendidos e enciumados porque isso é uma coisa que por direito é nossa, falar merda. Nós fomos os primeiros a perseber que os palmenses gostam de merda, pelo amor de deus, nos devolvam nosso pastoso e fedido reconhecimento.

Então, como não podiamos deixar passar a ocasião, desejamos um 2009 com muita merda pra todos. Não falo isso como algo de ruim, afinal todos amamos merda, não?

A partir de hoje entramos novamente na cena blogueira com algumas surprezas e atrativos que só quem acompanha as postagens (que serão feitas quando der na telha), verão e curtirão pra caralho, opa falei merda!

Brigadaço e vamo que vamo!!!

Por: Remo Augusto