Em uma visita recente aos estúdios da 96 fm, descobri qual o “mistério” para que todas as rádios do Brasil toquem sempre as mesmas músicas, não importa o quanto você mude de estação. As rádios se orientam por um top 40 de músicas mais tocadas nas rádios brasileiras. Por isso as mesmas músicas continuam tocando por vários meses e a saturação toma conta da programação musical. A única brecha para a renovação da grade é o jabá que as grandes gravadoras oferecem para as rádios comerciais mais influentes do país.
Atualmente, muitas de nossas bandas de rock favoritas preferem manter a integridade no meio independente a serem “profundamente orientadas” em seus trabalhos produzidos pelas gravadoras multinacionais. Ou seja, mal tem grana para gravar as músicas, imagina pagar um jabá para tocar no rádio.
Em Palmas, a 96 fm é a única que ainda tem uma cota para o rock na programação. O 96 Rock, comandado de forma descontraída por Nício Miranda e Lex Luthor, existe há mais de três anos, porém assim como tudo relacionado ao rock na cidade, tem crescido muito mais de um ano pra cá. O programa é transmitido ao vivo todas as sextas-feiras, às 21hs, e com reprise às 00hs de segunda para terça-feira, horários totalmente desprivilegiados. Para driblar algumas das dificuldades impostas, o 96 Rock tem utilizado algumas artimanhas muito bem, como tocar músicas de bandas locais, além de convidar integrantes de bandas como a Boddah Diciro para conduzir blocos do programa, criando maior afinidade entre o programa, as bandas e os ouvintes.
Outra importante ferramenta para tornar o 96 Rock mais acessível foi a criação do perfil no myspace, onde a programação é hospedada e atualizada semanalmente para o ouvinte acompanhar na hora que puder e quiser.
Com toda essa evolução do programa, alguns ouvintes fiéis já começaram um movimento na comunidade do programa no Orkut para que o 96 Rock seja diário. Se vai adiantar ou não, não dá pra saber, mas faça barulho você também neste link.
Enquanto isso, Paraíso anda com o rock muito bem das pernas (ou dos ouvidos!).
É que lá, a principal rádio (Cidade 104,9), que por sinal tem caráter comunitário, possui um programa de rock DIÁRIO com 60 minutos de duração! Pois é, é de dar inveja mesmo! E não pense que o programa é nas coxas, pois ele é conduzido por quem saca de rock: Fernando Cachorrão, o guitarrista da elogiada banda Poetas do Caos, acompanhado de seu amigo Erivélton. O programa se chama Confraria do Rock, é transmitido de segunda a sexta às 20h, e toca desde Heavy Metal e Hard Rock a Punk Rock clássico e Rock anos 80. Pra quem não é de Paraíso, dá pra ouvir o programa ao vivo pelo site da rádio.
Até onde sei, são esses os únicos programas de rock nas rádios do estado do Tocantins. Quem souber de alguma outra, avise aí nos comentários por favor.
UPDATE#1:
Poucos minutos após a postagem deste texto, Walison Rodrigues, vocalista da banda miracemense Stiff, entrou em contato comigo para falar que em Miracema também tem um programa de rock na rádio local.
O programa pertence a grade da rádio Miracema FM e se chama Estúdio 104. É apresentado pelos jovens Walison Rodrigues e Rogério Alvez aos sábados e domingos das 13h às 15h. A programação varia do Folk ao Metal Extremo. Dá pra acompanhar ao vivo pelo site da emissora.
Programe-se!
96 Rock (Palmas/TO)
Ao vivo (sexta 21h) e reprise (terça 00h):
Rádio: 96,1 FM
Site: www.redesat-to.com.br/96fm
Durante a semana:
Myspace: www.myspace.com/programa96rockroll
Pedidos:
Email: programa96rock@gmail.com
Orkut: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=13286528
Confraria do Rock (Paraíso do Tocantins/TO)
Ao vivo (segunda a sexta às 20h):
Rádio: 104,9
Site: http://www.radiocidade104.com.br/
Pedidos:
Telefone: (63) 36024745
SMS: (63) 84134638
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=65001861a
Estúdio 104 (Miracema do Tocantins/TO)
Ao vivo (sábados e domingos das 13h às 15h):
Rádio: 104,9
Site: http://www.miracemafm.com/
Pedidos:
Email: tonamiracema@hotmail.com
Telefone: (63) 3366-1500
Por Daniel Bauducco
3 comentários:
Pois é caro Bauducco, eu arrumei uma briga daquelas quando criei o Confraria do Rock e sugeri que fosse de segunda a sexta. Tem gente que me odeia até hoje! rsrsrs
Mas como a rádio é comunitária tem que atender a todos e é isso que estamos tentando fazer com programas segmentados que dão oportunidade aos ouvintes de acesso aos bens culturais que a mídia comercial tenta esconder uniformizando todo mundo! Coisa que até hoje eu nunca consegui entender?!? Buscar audiência através da exclusão?!? Eu acho que é pura incompetência!!! Tem produtor de rádio que não sabe nem que a Elis Regina já morreu ou acha que Raul Seixas era Paulista!!! rsrsrsrsr
Cláudio Macagi
\ó/
ñ terminei de ler + pelo oq eu li ficou muito bom
amanha eu termino de ler o posto oq eu achei
e viva o Rock
\,,/,
Só para informar a 96 FM é de carater "Educativo"
Postar um comentário