domingo, 23 de março de 2008

FANZINES OU ZINES!!!


Em meio a era da internet uma cultura sobrevive, são os fanzines impressos. Os fanzines são a arma do underground, páginas de xerox a disposição das palavras e pensamento de qualquer um. Apóie você também essa porra de imprensa independente. Adquira zines, divulgue os endereços de zines, pegue alguns e tire algumas cópias e saia distribuindo a esmo. Esqueça em paradas de ônibus, banheiros públicos e ou bares de bêbados.
Zine é nada menos do que uma publicação independente. É o jeito que todos que têm algo a dizer encontram para tornarem isso de conhecimento de outras pessoas. é como um blog, mas bem mais gostoso - tanto de fazer, quanto de ler.
Resolvi trazer essa cultura para vocês, quem sabe eu não venha a ler vários zines maravilhosos produzidos graças a esse tutorial?


Tutorial - criando um zine

Material necessário: - uma idéia, qualquer uma - folhas de sulfite - canetas/máquina de escrever - cola e tesoura - impressora e um lugar onde tirar cópias ps.: alguns dos materiais são dispensáveis, claro. isso depende bastante de como você vai montar seu zine.

1. Preliminares

1.1. sobre o que meu zine vai falar?
- se você é musico, faça um sobre sua banda; você gosta de escrever contos ou poesia? mostre-os! gosta de cinema? que tal falar sobre os últimos filmes a que assistiu? zines desenhados também são uma boa. tem alguma habilidade que gostaria de ensinar para outras pessoas? então por que não faz um zine com aulas? desenha? faz quadrinhos? há uma imensidão de temas para seu zine. você pode falar sobre tudo, sobre um assunto específico ou sobre o nada. pode fazer comédia, terror, informar ou desinformar. pode mostrar sua arte sem uma única palavra.

1.2. Como meu zine irá se chamar?
- isso depende completamente de você. pode ter a ver com o tema, com seu nome ou com coisa alguma. o importante é que seja algo que tenha algum valor para você.

2. Criando seu zine

2.1. qual será o formato do meu zine? - eu, particularmente, gosto de zines pequenos. meia folha a4 é perfeito (os pocket zines, zines que têm tamanho de 1/4 de folha a4 também têm seu charme), não fica cansativo e cabe bastante coisa.

2.2. Ok, já tenho meu tamanho. e agora? - agora você vai usar seus dotes artísticos (eu sei que você tem!) e abusar da criatividade. na capa, crie um logotipo (que pode ser desenhado a mão ou impresso) com o nome do seu zine. coloque o número da versão, chamadas para os principais textos (se necessário) e enfeites, desenhos, etc. Você pode usar programas de edição de imagem para fazer isso, mas eu acho que faz perder a graça. mesmo assim, tente usar fontes e imagens que dêem a impressão de algo feito a mão. se sua avó tiver uma máquina de escrever, melhor ainda! aprenda a usá-la (perto do computador - Que você usa bem - é fichinha) e escreva em seu zine com ela (com muita atenção para não errar - delete e backspace não existem lá :P). Imprima fotos, desenhos... faça recortes e colagens. este espaço é inteiramente seu, e deve ter a sua cara. As edições podem ser periódicas, únicas ou feitas apenas quando lhe der vontade.

2.3. Estou cheio de folhas e canetas ao meu redor, meu zine está saindo, mas... você tem alguma dica para me dar? - Claro! primeiro de tudo: tudo preto e branco! imagens coloridas encarecem seu zine, e se você colocar uma imagem colorida e resolver imprimir em preto e branco irá ter um resultado bem desagradável. Fale tudo o que tem a falar, sem pudores ou vergonhas. o mesmo vale para ilustrações. quem for ler estará esperando por sentimentos, por conhecer o autor beeem ao fundo. Siga suas vontades, se achar que algo deve estar lá, coloque e pronto. Não pense no que os outros vão pensar. Eles irão gostar tanto quanto você for verdadeiro. Na última página ou na contra-capa, coloque seu contato - nome, e-mail e o endereço virtual do seu zine. É interessante criar um espaço on-line para divulgar o zine e manter seus leitores informados. Coisa simples: a capa da última edição, uma descrição e a forma de conseguir o zine.

3. Zine pronto... e aí?


3.1. Quantas cópias devo fazer? - depende de quanto você tem para investir e de onde vai oferecer sua obra. vai a uma feira? vender para os colegas da escola ou faculdade? Leve tudo isso em conta e sempre tenha algumas cópias a mais do que o previsto. Se for vender na internet, não precisa se preocupar com isso: vá imprimindo conforme forem chegando pedidos.

3.2. Por quanto devo vender?
- calcule quanto custou para tirar as cópias mais o preço de envelope + selo. cuide de sempre colocar valores inteiros, assim fica fácil para seus leitores fazerem o depósito (não podem-se colocar moedas dentro do envelope do depósito). Se ainda não tiver, crie uma conta em um banco conhecido, é rápido e facilita bastante.

3.3. E as trocas de zines?
- você manda seu zine para um zineiro, ele manda o dele para você e é isso. Ninguém cobra ou paga nada, o máximo que vocês podem fazer é trocar dois ou mais zines de valor menor por um mais caro.

É isso aí, agora faça o seu!

2 comentários:

Daiane Santana disse...

Aqui em Palmas tinha um Zine "PARALELOPÍPEDO"
Era bem legal, era distribuido lá na faculdade - UFT, Nossa os caras faziam tudo ha mão, claro e depois tiravam cópias lá na reprografia da faculdade, eram idéias boas, saudáveis e de protesto.

Mas agora não sei oq houve com este, nunca mias vi entregando por lá, e alguns dos garotos já se formaram tb, acho q é por isto que sumiu, um deles ainda pinta camisetas com titulos do paralelopípedo ^^

vivoverde.blogspot.com .o/ cya

Sarau Comics Edition / Fanzines em Missões disse...

Em sampa, temos um projeto coletivo de fanzines feito a mão. Chama-se sarau Comics edition e contamos já 5 tipos de artefatos, sendo.: O Sagrado Brutal Core(na 5°ediçao), O Introspecção Zine (na 4°ediçao), O Salmos Rock, Discurso Anti_Conformista e o Christa Core Fanzine ( esses todos volume ùnico). Estamos apoiando tbm, o fanzine Grupo Raissa e o Ladys.

Estivemos em todos eventos de Anime daqui de sampa, devido alguns de nossos artefatos sejem em quadrinhos, mas tbm trabalhamos em eventos de Shows e cultura alternativa pois temos zines que fala da cultura e da cena emergente.

contatos. cronicas34@hotmail.com (roger BeatJesus)