sábado, 10 de janeiro de 2009

Bandas que aconteceram em 2008 - Retrospectiva Parte Um

É impossível não constatar que 2008 foi o melhor ano do rock no Tocantins até então. E pra quem ta por fora ou não se recorda, o NAUSEARRÉIA vai relembrar em três partes aqui no blog quais foram os principais destaques do último ano que nos levaram a esperar muito mais do ano de 2009. 

Na capital, duas bandas se destacaram das demais pelo profissionalismo com que trataram a música: Críticos Loucos e Boddah Diciro. O Críticos Loucos lançou o bem produzido primeiro cd intitulado “Coisas do Além”, que você pode ler a resenha aqui, e também lançou o clipe da música “Carta aos 26” produzido por Caio Brettas da produtora de caracterísiticas ligadas ao underground Trade Rock. O Boddah teve seu projeto contemplado no edital Palmas pra Cultura, e foi ao estúdio Rock Lab em Goiânia para a gravação do também primeiro álbum oficial que será lançado em 2009 e se chamará “Strange”, passando por todas as fases da banda. O Críticos fez alguns dos melhores shows do estado (Junta Tribo em Rio Sono, Plugado em Palmas) e a Boddah representou o Tocantins em outros estados em 16 oportunidades (São Paulo, Goiás, Ceará e Acre). Nenhuma outra banda representou tanto o Tocantins lá fora como a Boddah Diciro. Rendeu até matéria no Portal Fora do Eixo

Outra banda que se destacou muito em 2008 foi o Mata-Burro, que em um ano cresceu mais do que qualquer outra banda no estado. Na divulgação da demo “Calango Sobrevivente”, fizeram mais shows do que qualquer outra banda, e chegaram a abrir o show pra dupla Edson & Hudson diante de 8 mil pessoas. Além de parcerias que renderam shows em Cuiabá, Goiânia e Brasília. Mas como tudo aconteceu muito rápido pra banda, eles poderiam perder o controle da situação a qualquer momento pela falta de tempo para assimilar as transformações que a estrada trouxe. Com isso, houve seguidas mudanças na formação e na sonoridade, e em novembro a banda achou melhor se trancar para ensaiar bem a nova formação para voltar em 2009 com força total. A banda já tem planejada uma viagem à Brasília dia 21 de fevereiro para a gravação de seu primeiro cd. O trabalho será composto por 12 ou 14 faixas e com produção de Djalma Phu (Macakongs) e Frango Kaos (Galinha Preta), além de participações especiais.

Ao norte do estado, o Territorial também gravou seu cd oficial, mas por falta de grana ainda não conseguiram lançar em versão física (somente mp3 aqui). Enquanto isso, a banda tem organizado eventos na cidade de Araguaína e feito parcerias com bandas de outras cidades para conseguir tocar fora. E na minha opinião, a banda tem sido prejudicada por não ser da capital. O show da banda é bom, a banda é boa e as músicas também, mas os produtores de fora parecem ainda não terem descoberto uma das melhores bandas do estado. 

No sul do estado, Gurupi revelou em 2008 a banda que faz um dos melhores shows de hardcore do Tocantins: o Nose Blend. Formada só por gente boa: Reuel (guitar), Thiago (baixo), Bruno (batera) e Ívano nos vocais. Desde o início do ano, a banda só cresceu e cresceu, até levar o primeiro tombo recentemente. Os moleques vieram tocar em Palmas e Araguaína através da amizade com o pessoal do Mata-Burro, ganharam públicos nestas cidades, participaram do 5° Agosto de Rock em Miracema e conquistaram o terceiro lugar (e consequentemente a premiação de R$ 1 mil) no Festival da Canção de Gurupi com a música “Confissão”. O baixista Thiago criou o blog TO no underground, que busca fazer intercâmbio da cena gurupiense com o pessoal que é de fora, e lançou o festival que seguiu a proposta do blog e foi bem sucedido. No entanto, no mês de dezembro, o carismático Ívano saiu da banda sem muitas explicações e Reuel assumiu os vocais, limitando a comentada presença de palco da banda. Mas a banda ta ensaiando pra mostrar a nova cara em 2009! 

Na segunda parte de nossa retrospectiva vamos relembrar quais as bandas que foram revelação no rock tocantinense em 2008 e são promessa para 2009, além da volta aos palcos de bandas clássicas. 

Por Daniel Bauducco

5 comentários:

Anônimo disse...

2009 vai ser do caralho...o texto ficou mara; ]

Anônimo disse...

ninguem comenta u meu ='[

Anônimo disse...

Me desculpem pelo desleixo com o texto. É uma chatice falar sobre coisas que todo mundo já sabe que aconteceu! Mas o bom de relembrar os grandes momentos de 2008, é que 2009 promete muito mais para as bandas tocantinenses! Viva nóis! hehehe \o/

Anônimo disse...

No próximo texto teu eu comento Remo; ]...entro todo dia aqui, mas quase nunca tenho tempo de comentar...rs...Falows

Anônimo disse...

yellow liabilities religious noting hoops indore etwinning sympathetic tallinn trobrianders conductivity
semelokertes marchimundui