Após adquirir experiência e status contribuindo com vários músicos marginais pelo Brasil afora, Estiva anunciou seu ambicioso projeto conceitual: lançar um disco para cada estado brasileiro, citando as origens, costumes e lendas de cada região. O primeiro desta grande série é "Cum On! Feel The Tocantinoise!", inteiramente dedicado ao estado de Tocantins, e foi gravado através de um gravador pessoal de 4 canais. Poucos meses depois, Estiva já lançou os discos "The massACRE" e "Sebastião Estiva Ama Zonas", além do EP infantil "7 Galinhas". Após um período de reclusão para tratar-se de uma tuberculose, Estiva finalmente lança em agosto de 2007 o disco "Meu Paranã: Verdades, Mitos & Falácias".
O processo de gravação de Estiva consiste apenas em gravar a composição, quase que instantaneamente da maneira que foi tocada. Sendo assim, Sebastião passa o dia bebendo e assistindo TV, com um gravador e seu violão ao lado do sofá. Assim que sente um lampejo de inspiração, Estiva grava a composição de maneira rústica, para depois decidir se adiciona mais elementos à idéia inicial ou se prevalecerá o primeiro take. "o primeiro take é geralmente o melhor a ser escolhido, pois é sempre o mais espontâneo", diz o compositor. Desta maneira, Estiva conseguiu finalizar "Cum On! Feel the Tocantinoise" em apenas um dia. "Não entendo esses outros artistas que demoram semanas, até meses para finalizar um disco. Prefiro seguir na espontaniedade; é apenas o modo como enxergo a arte de maneira fiel", conclui.
Aposta inicial do selo P-ME Records, "Cum On! Feel the Tocantinoise" teve lançamento em fevereiro de 2006. O primeiro single é "It's a Long Way If You Wanna Get to Tocantins", que já ganhou um videoclip dirigido pelo renomado diretor Takk Cardia.
Comunidade no orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8260164
Discografia:
Sebastião Estiva iniciou seu inovador projeto de gravar um disco para cada estado brasileiro da forma mais rústica e natural possível, em um ou dois dias de sessões, geralmente em seu gravador portátil. Ele usa apenas conhecimentos adquiridos em suas andanças pelo país.
Sua discografia consiste, até agora, nos discos "Tocantinoise", "The massACRE" e "Sebastião Estiva Ama Zonas". Um EP entitulado "7 Galinhas" foi lançado logo após o final da Copa do Mundo de 2006. Após uma mini-turnê extremamente bem-sucedida por São Paulo e Rio de Janeiro, Estiva lançou seu novo disco "Meu Paranã: Verdades, Mitos e Falácias", mais uma pérola fundamental da música contemporânea.
Onde Ouvir
Ouça Sebastião Estiva em sua página no Trama Virtual ou no MySpace do Estiva
Videografia
Sebastião Estiva tem, até o momento, três videos promocionais produzidos. "It's a Longway If You Wanna Get To Tocantins", dirigido por Takk Cardia e retirado do seu disco de estréia "Tocantinoise". Mau Menino e Vamo Fazê Fogueira foram dirigidos pelo sensacional Hakaima Sadamitsu e já estão concorrendo a prêmios no Japão. Ambos os clipes foram retirados do disco "Sebastião Estiva Ama Zonas".
Deus
Muitos acreditam que Sebastião Estiva é Deus. Ele nunca negou nem concordou com esta afirmação.
Curiosidades
- Sebastião Estiva é um artista tão misterioso que poucos viram sua cara, quase ninguém conhece sua história e só Deus sabe onde ele nasceu (esta afirmação talvez seja uma redundancia).
- Evo Morales, ouviu os relatos do mestre Sebastião Estiva sobre a guerra entre a Bolívia e o Brasil pelo Acre e ficou um tanto zangado. Podemos dizer que o incidente com a Petrobrás começou aí.
- Sebastião Estiva nunca fez um show em carreira solo, acreditem. Mas negociações já estão em andamento para ele estrear em grande estilo, talvez um grande festival.
- Sebastião Estiva tem lançado todos os seus discos pela Trama Virtual porque, apesar de várias propostas, foi a única que lhe deu total liberdade para trabalhar, além de serem adeptas do Creative Commons.
Postado por Remo
Nenhum comentário:
Postar um comentário