terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Lançamento do clipe do Engenho Novo

Sexta-Feira, 13, o dia escolhido a dedo para o lançamento do primeiro videoclipe da banda Engenho Novo com a música Amuleto. Irônico, não? Após divulgação em massa pela internet, cartazes em pontos de ônibus e venda antecipada dos criativos ingressos de fitinhas do Senhor do Bonfim com as inscrições da banda, por volta das 23hs a portaria do Alta Tensão já estava muito movimentada e prometia lotar. 

Dentro do bar, as pessoas já podiam notar pela estrutura do palco que não era um show qualquer que iria rolar naquela noite. No lado oposto ao palco um telão pronto para reproduzir o clipe pela primeira vez ao público. Foi o que aconteceu: por volta de 23h40, o apresentador subiu no palco para chamar a atenção das pessoas e explicar um pouco do que elas veriam no clipe, com destaque para o deslocamento de lugar, época e personalidades. Com vocês, Amuleto – O Clipe:

 

A produção do clipe foi uma parceria entre a banda e Fábrica Produções que tem a equipe técnica formada por Pablo (diretor), Paolo (câmera) e Celso (assistente de produção). Foram 40 horas de gravações com a participação de 26 figurantes convidados especialmente, além da regravação da música Amuleto no Sonics Estúdio que foram transformados em 3:30s de som e imagem ou melhor: música e filme. 

Após a exibição do clipe, muitos aplausos e no palco o Engenho Novo já começa a tocar seguindo o tradicional figurino marcado pelas cores preta e branca . O samba-rock Gato no Teto foi a música de abertura. Com aproximadamente 15 músicas no setlist, parte do público cantava junto, outros observavam a banda pela primeira vez e em certos momentos todos admiravam a harmonia que estava som, iluminação, banda e público. O que destoava um pouco era o calor debaixo da tenda do local. 

No Empolgai, o Engenho Novo ficou caracterizado como uma banda bipolar por alternar baladas românticas com canções de letras irreverentes. Nem todo mundo aprovou esse experimento, e após mais alguns meses em estúdio, ao invés da banda optar por seguir um dos dois caminhos, eles surpreenderam ao expandir a sonoridade incorporando o violoncelo nas músicas Realejo e Namorandinha com a participação especial do professor universitário Chico Daher, e na execução da música Cansei de Tentar, onde o baterista Mário Igor começou tocando carrom e com o crescimento da música retornou a bateria. 

Por volta de 1h30, o show terminou e com a sensação de dever cumprido, a banda prometeu representar bem o Tocantins no Grito Rock Cuiabá no dia 28 de fevereiro. Em um show com mais de 500 pessoas no local, praticamente metade ainda permaneceu no evento para se divertir com a discotecagem do DJ Suxxx. 

Em seu segundo show oficial, dessa vez com produção 100% independente, a banda tocou como queria o tempo que queria. Fica a impressão que o Engenho Novo caminha à passos largos e ainda assim tem muito a crescer neste ano. 

Por Daniel Bauducco

4 comentários:

Anônimo disse...

As composições são interessantes, talvez as melhores que já vi por aqui, mais ao vê-los me remetem ao Teatro Mágico ou algo similar, falta identidade, isso é fato! O vocal se destaca na banda e só!

Anônimo disse...

Ficou massa o clipe. A poesia é bonita né. Mas achei a musica triste.
Sucesso.

Engenho Novo disse...

Valeu pela resenha Bauduco!
Números oficiais da casa 743 pessoas.
E seria ingrato de nossa parte dizer que o evento foi totalmente independente; tivemos apoio estrutural da Fundação Cultural do Tocantins e de muita gente que ralou pra que o evento acontecesse.
Nos parecemos com Teatro Mágico, com Cirque du Solei e com tantos outros grupos que encontraram no teatro uma outra forma de se expressar. Nossa arte é a busca por essa tal identidade, só sei que por dentro nos sentimos sinceros e buscando nossa verdade. Que todos um dia tenham o prazer de poder dizer isso. Grande abraço gente! Di Engenho Novo

Anônimo disse...

"Nos parecemos com Teatro Mágico, com Cirque du Solei e com tantos outros grupos que encontraram no teatro uma outra forma de se expressar. Nossa arte é a busca por essa tal identidade, só sei que por dentro nos sentimos sinceros e buscando nossa verdade. Que todos um dia tenham o prazer de poder dizer isso."

E além de tudo são os campeões da modestia!!!

Que isso mew, tem que ralar muito ainda. É bonzim, é. Não se ofendam.