quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A Última Canção - O desabafo de quem acredita no Rock no Tocantins

Bem caros colegas, seguindo uma tendência que hoje predomina na nossa capital, vamos falar de qualquer bobagem que a quem interessar possa fazer algum sentido um dia.

O ano de 2009 não começou bem, ao contrário do final de 2008. Aconteceram algumas festas no começo do ano que até fizeram algum sucesso, de repente vem aquela maré e nada dá certo.

A que se deve tal fracasso?

Onde está o danado público chiador que nem chiando está mais?

Bom, testemunhamos o fracasso de três eventos seguidos devido a ausência do público a começar pelo Grito Rock 2009, o primeiro festival de rock do ano e o maior festival integrado da América 'latrina', dois dias de rock, e várias atrações de fora do estado. Saldo final: RÉ mesmo sendo a primeira noite beneficente, com a entrada sendo apenas 1 kg de arroz ou Lt de óleo. Sem falar na ré da Seletiva, a ré do Alternaval e o cancelamento da Caravana para o Iron Maiden em BSB por não haver reservas. Seria um prenúncio da falência da pseudo-cena palmense? Talvez, porém, é o sinal de que se torna a cada dia mais necessária a renovação, a reforma, a mudança.

Nossos roqueiros não são mais roqueiros, são o produto da mídia. Hoje todos são alternativos. Mas como assim alternativos? Isso, uma espécie de Neo Hippie paz e amor, cachaça, sexo "assexuado", um comportamento resultante das modinhas 90tistas como o grunge e clubber, somadas com as indie e emo. O que era para ser o sucesso para todos com a nova e tsunâmica febre roqueirinha acabou se tornando uma espécie de praga, pois com a modinha veio a convergência ideológica, e sabemos que onde há convergência ideológica, há também amadurecimento de uma idéia, e com esse amadurecimento o extremismo e a ignorância prevalecem. Roqueirinhos classe média hoje em dia compram suas bebidas nas conveniências 24 Horas e vão para as praças sujar os canteiros, quando não preferem ficar com seus violões nas próprias calçadas dos eventos, isso é que é underground. O ano começa mal.

2009 também começa órfão. Muitas bandas pararam seus trabalhos como Corell, Albion, Mestre Kuca, Slaved Souls, Obitus Post, Tefilah, Meu xampu fede, HTTP e outras deram pausa pra reestruturação como Mata-Burro e Anorexia. A bruxa anda tão a solta que até o CríticosLoucos pararam devido a um acidente que vitimou seu guitarrista Jefão que está em recuperação. A coisa tá preta.Um fantasma volta a assombrar, o fantasma do “será que fulano dessa vez vai embora?”, se quisesse, não o culparia.

Mas a luta continua, as mãos que seguram os pilares do rock de Palmas são incansáveis. A vida segue, a guerra continua e mesmo com tanta macumba, olho obeso, com tanta merda, com tantos obstáculos, quem realmente ama o rock continua na luta, continua prestando sua colaboração e levantando a bandeira surrada e carcomida do Rock.

De todos os males, fez com que a renovação começasse simultaneamente em várias pequenas células. Isso mesmo, Células. Miracema, Araguaina, Gurupi e Paraíso vêm nos revelando gratas surpresas e nos mostram o poder das cidades suburbanas a Palmas. Bandas como Meros Berros, Poetas do Caos, Mucosa Anal, Cranium Bash e Piratas são o futuro, mas já se efetivam também como presente e dão o ar da esperança para a sobrevivência da contra-cultura.

Os comentários nas rodas nostálgicas de conversas sadias são amargurados, revoltados cheios de saudosismo, são pessimistas. O que será da nossa cultura? É o que perguntamos. Os órgãos responsáveis pela cultura não se interessam e os eventos são quase que totalmente filhos da iniciativa privada, e nossos roqueiros, ah nossos roqueiros...

Continuamos esmerilando essa pedra no meio do cerrado, quem sabe num brota uma gota de leite, ou um diamante, mas se der em merda e num tiver porra nenhuma, quem ama essa porra, continua na luta, sempre guerreiro, verdadeiros amantes do Rock.

 

Por Remo Daris

3 comentários:

Anônimo disse...

Não desanima não!

G disse...

Poh man foi a parada mais sincera e verdadeira que li!!!!Realmente ta uma de!?%$@graça , o publico naum rende , integrantes se contunde e tals!!!Mais qem realmente amo o rock , realmente da valor a esta porra pod ter certeza que nunca vai desistir...
ROCK SEMPRE |m|

Anônimo disse...

É .. vamo que vamo ... força aeh meu fiote hehehe :)

Há tinha mó cara que eu não passava por aqui .. confesso que o blog tá uma grassa .. gosto de blogs de colunas largas ... porem no meu não deu para fazer por causa de merchan hahahaha

Mas de boa ... tÔ aí para o que precisar :)

PS: Coloca um linkexinho de parcerias aeh né? ajuda a blogosfera tocantinense pow hahahahaha :D

Bjão fui

Daiane Santana