A ascensão dos Críticos Loucos, Boddah Diciro e Mata-Burro através de profissionalismo e articulação motivou o surgimento de novas bandas como Engenho Novo e Meros Berros, e o retorno às atividades de bandas já clássicas na capital como A Baba de Mumm-Ra, Meu Xampu Fede e um retorno de impacto do Albion. E é esse o tema da segunda parte da retrospectiva 2008.
O Albion é a banda inglesa de Palmas. Os integrantes sempre manifestaram essa influência, seja no modo de se vestir ou nos covers que tocam nos shows como Hysteria (Muse) e Helter Skelter (Beatles). A banda tem seu público fiel e realizou em outubro a temática London Fest, onde distribuíram gratuitamente um cd-r com quatro faixas demo. No entanto, o Albion é um caso especial aqui nesta matéria. Eles não foram revelados necessariamente em 2008, e apesar de não terem feito shows nos primeiros meses do ano, a banda ainda estava em atividade, destoando da forma como outras bandas retornaram aos palcos. O que aconteceu foi que a banda passou alguns meses somente ensaiando, e iniciaram a parceria com o produtor Melck Aquino. O resultado desse processo foi a evidente evolução musical da banda (que me lembrou de leve a lenda de Robert Johnson hehehe), shows em Brasília, exposição na mídia tocantinense e o projeto de gravação do cd “All Be One”, que ainda não rolou por conta de dois fatores: a identidade da banda, que não se permitiu trabalhar com o produtor paulista Heraldo Paarmann (ex-guitarrista do Ultraje a Rigor) por conta de influências incompatíveis; e também a falta de grana para concluir as gravações por conta própria. A banda ainda peca por possuir um repertório mais forte nos covers do que nas músicas autorais. No entanto, o vocalista Pablo Bruno parece ter consciência dessa barreira, e promete novos objetivos para 2009. “Vamos nos centrar mais em nós mesmo e na produção desse futuro CD. Como dizem, a pressa é inimiga da perfeição”.
Para a alegria de muitos e a tristeza de outros tantos, A Baba de Mumm Ra voltou de vez a ativa! O André Porkão já manifestava seu interesse de se manter a frente de uma banda novamente há certo tempo, visto alguns projetos que não deram certo como a SLSC (Satanás Lasca Seu Cu), com dois baixistas e nenhuma guitarra. Em junho ele reformulou a Baba e escolheu a dedo os seus amigos de banda, tanto que foi buscar em Araguaína o guitarrista Marcão (ex-Clamor), ainda convidou o Ithalo/Kid Kodó (vocal Mata-Burro) pra ser o cara que toca baixo e manteve DaniHell na bateria. O show que marcou a volta da banda foi histórico! Aconteceu no Junta Tribo,
Duas bandas punk/hardcore dos tempos de Zoe e Rackams que voltaram a fazer shows foram as cristãs Corell e Meu Xampu Fede. Hugão chegou a substituir Remo nos vocais do Mata-Burro por dois ou três shows antes de retomar o projeto de sua antiga banda, que pra quem não sabe foi a banda que deu origem aos Críticos Loucos. O Corell gravou cinco faixas que foram lançadas na internet e fez alguns shows, mas ainda está
Outra volta importante foi a da banda Vento Azul, que segundo fontes, em 1999 contou com patrocínio da Investco no valor de R$ 50 mil e gravou cd no Rio de Janeiro com o produtor do Legião Urbana. E após quase dez anos, Adriano Hermano também voltou com a banda reformulada. Para quem estiver afim de conferir essa clássica banda do estado, dia 24 de janeiro eles participarão da seletiva para o 6° Tendencies Rock Festival. A principal influência é o country folk, com direito a gaita e tudo.
A banda que foi a maior surpresa em 2008 é o Engenho Novo, que mistura influências da MPB com rock, e irreverência com canções românticas. Formada em julho pelos músicos Di (vocais), Alex (baixo), Guido (guitarra) e Mário (bateria), o grande destaque da banda se deve à seriedade com que eles trataram seu trabalho desde o início. Como dois integrantes são estudantes de comunicação, eles souberam utilizar artifícios necessários a qualquer banda séria do séc XXI. Com isso a banda movimentou sua comunidade no orkut com quase 500 membros, criou um blog para estreitar o contato com os fãs, divulgou vídeos voz e violão no youtube, gravou três músicas demo que estão disponíveis para download, e também espalhou releases informativos para vários veículos de comunicação, além de terem sido vencedores no Festival da Canção de Gurupi com os prêmios de melhor música, melhor arranjo e melhor intérprete com a música ‘Amuleto’. Se isso parece pouco, talvez justifique o show de estréia ter lotado o Tendencies com quase 600 pessoas no festival Empolgai, realizado
Atualmente, a banda está finalizando a produção de seu primeiro videoclipe (que falarei disso mais pra frente), e tem convites para tocar no Grito Rock em Goiânia e Cuiabá durante o carnaval. É, parece que 2008 foi só pra plantar a semente.
As cidades vizinhas da capital também fizeram muito barulho no último ano. Em Miracema, o adorado Cássio, que produz o festival Agosto de Rock e a mostra de filmes Miragem voltou a compor uma banda com seus amigos das antigas. O Meros Berros é uma banda formada por veteranos do rock que possuem diplomas universitários, e ainda possuem a inquietação de jovens inconformados. Nesse ano eles devem crescer muito mais na cena local, e muita gente aposta neles.
Em Paraíso, o Poetas do Caos (ex-Oficina Geral) veio comendo pelas beiradas e na posição de coadjuvante acabou se destacando em acontecimentos já relatados nessa retrospectiva que marcaram outras bandas. Eles tocaram no show de abertura do Edson & Hudson diante de 8 mil pessoas junto com o Mata-Burro, e também tocaram no Empolgai, junto ao Engenho Novo e a Baba de Mumm Ra. Após a saída de dois integrantes, o que mais chama atenção na banda ainda está lá: a poesia de Cláudio Macagi com os riffs roqueiros de Fernando Cachorrão.
Também merecem confiança para que seja desempenhado um bom trabalho em 2009 as bandas:
Piratas à Trio de Gurupi, com influências de Guns. Metallica e Motorhead.
Cranium Bash à Banda formada por garotos com som pesado a
Mucosa Anal à Trio de grindcore de Araguaína.
Anorexia à Pelo passado construído, mesmo reformulada a banda deve se destacar.
Com essa coleção de informações sobre bandas que surgiram ou voltaram a ativa no ano passado, espero que o leitor esteja bem orientado sobre as atividades que marcaram o ano para essas bandas. A terceira e última parte da nossa retrospectiva apontará quais foram os principais festivais e shows de 2008.
Por Daniel Bauducco